lunes, 27 de octubre de 2008

Alegria para o bolso e para a alma




Com pouco dinheiro, ou com dinheiro algum, é possível se divertir em Buenos Aires. No último domingo, fui ver uma apresentaçao de um coral no Museo de Belas Artes, de graça e de altíssima qualidade. Segue aí o resumo da história do coral. O melhor: como este, há vários na cidade!!

Experiência gourmet


Aqui vai mais uma dica da boa mesa. Na última sexta-feira, conheci o Maat. Nao é bem um restaurante, mas um clube de gourmet privado. Clube, porque os associados pagam uma mensalidade para terem a experiência de saborear a comida do local uma vez por mês (periodicidade que muda o cardápio). Quem nao é sócio - meu caso - tem direito a ir por lá apens 3 vezes. O lugar é eclusivo, a comida é divina e destinada aos apreciadores da gastronomia. Vem em porçoes bem francesas. Além do charme do lugar, do atendimento e da comida, somos brindados com vários mimos. O melhor deles é a delicada bandeja de doces que vem à mesa após a conta. Escolhi uma trufa que vai demorar provar outra igual. E o melhor: tudo é feito no local, dos paes aos doces. O preço um pouco alto para os padroes argentinos, mas vale à pena, especialmente para nós que somos favorecidos pelo câmbio.

O mundo também está por aqui


Nao tinha idéia da quantidade de Europeu e Norte-americanos que andam pelas bandas portenhas!! Mas tem muito mesmo. Quinta-feira passada saí para jantar com o pessoal da escola de espanhol que estou frequentando. Falava-se de tudo (espanhol, inglês, norueguês...). Vai uma fotinha aí para vocês conferirem.

Nem só de parilla vivem os Argentinos


Eu sei que meus amigos que adoram uma boa mesa estao ansiosos pra saber se tenho ido a algum lugar legal por aqui fora daquele roteirao turístico. Tenho sim. Semana passada conheci um restaurante árabe excelente. Árabe mesmo!! Chama-se Sarkis (Thames, 1101, Palermo - 47724911). O lugar é simples, mas a comida é preciosa e tenho certeza que os amantes da cozinha árabe aprovam. Estava cheio de local almoçando por lá e o Kibe de forno é imperdível. Podem pedir coalhada seca pra acompanhar que eles servem também. O preço é honestíssimo!!!

Tandil II


Vai aí mais uma foto de Tandil. Estas sao as cabañas deles.

Tandil


Logo no final de semana seguinte que cheguei na Argentina fomos passar o final de semana em Tandil. É uma das escapadas dos Argentinos para finais de semana. Cidade de montanha, com muita opçao de turismo de aventura. De carro, demora-se quase 4 horas de carro. A estrada é maravilhosa e, por isso, apesar do tempo, relaxa-se!!!

Ficamos em uma cabaña (chalés, como eles chamam aqui!). Foi uma ótima oportunidade para ficar junto com a família, conversarmos, jogarmos e comermos. Alugamos uma bicicleta e pedalamos quase 20 Km.

Para brasileiros que vêem à Argentina apenas para passear, nao vale a pena perder esse tempo lá, porque somos fartos do tipo de natureza existente no lugar e, além disso, nao há nada que ver.

Recomeço II




A tirinha diz tudo a respeito do que estou fazendo neste momento da minha vida!!
Li na última ediçao do La Nación de domingo (o teclado daqui nao tem til)!

domingo, 26 de octubre de 2008

(Re)começo

Até que enfim o blog está nascendo!! Estou escrevendo desde Buenos Aires, onde estou há quase duas semanas. Estou me adapatando, porque é impressionante como o nosso olhar muda quando estamos em um lugar a passeio e depois nele voltamos para morar! É completamente diferente. Já nesses poucos dias pude perceber algumas coisas com relação aos portenhos:
* Eles são mesmo muito grossos, mas quando falamos a palavra mágica que somos do Brasil, as portas sem abrem e os sorrisos aparecem;
* O nosso país está há anos luz em relação à tecnologia e higiene hospitalar. Isso mesmo! Eu já tive que visitar um hospital aqui (nada sério) e pude constatar que estamos muito melhor nesse aspecto;
* Eles resolvem grande parte da vida deles nos cafés!! Tudo pode ser feito lá: reuniões de trabalho, encontro de amigos para estudar, terapia... Tudo!!!;
* A cidade é maravilhosa, mas não há muitos lugarzinhos para escapar em um final de semana. Ou melhor, eles existem, mas com preços proibitivos que fazem murchar qualquer empolgação.
Até agora são essas as primeiras impressões. Ao longo das semanas, vou postando coisa nova.